Carta de Compromisso Assistencial

Carta de Qualidade

USFCanelas                                                                           


Unidade de Saúde Familiar Canelas
Rua Dr. Carlos Costa 61
4410 – 273 Canelas
Telefone: 227151480
Fax: 227151489
Email coordenação:usfcanelas@csarcozelo.min-saude.pt
Site: http://canelasusf.blogspot.com


Criada sob o lema “Fazer bem, sempre”, a equipa da USF Canelas pretende promover a saúde nas diferentes fases da vida do indivíduo, no seu contexto familiar e social, actuar na prevenção primária, secundária, terciária e quaternária, em articulação com todos os profissionais dos cuidados de saúde primários, secundários ou outros.

Propomo-nos ainda aceitar o desafio de acolher e orientar os utentes na sua busca de saúde procurando uma "Harmonia nos cuidados e rigor na saúde". Para alcançar esse objectivo iremos promover em todo o tempo e por todos os meios possíveis, o conceito da responsabilização do utente, como agente indispensável no processo contínuo de melhoramento dos serviços de saúde, estimulando o exercício adequado da sua cidadania.

A equipa profissional da USF Canelas é composta por:

l        Médicos: Alexandre Sousa Pinto, Coordenador; Ana Paula Lemos; Ana Rita Mourão; Lígia Mendes; Manuel Sousa, Raquel Freitas e Teresa Aguiar
l        Enfermeiros: Gabriela Salgado; Conceição Braga; Liliana Rosário; Luís Ferreira; Raquel Neto e Tânia Martins
l        Administrativos: Dália Peixoto; Helena Neves; Manuela Bastos; Manuel Peixoto e Paula Querido

Horário de Funcionamento


A USF Canelas encontra-se em funcionamento entre as 8 e as 20 horas, nos dias úteis.sendo atendidos todos os utentes inscritos na USF.
Fora do horário de atendimento, e em caso de situação aguda, os utentes devem dirigir-se ao SASU dos Carvalhos ou ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Compromisso assistencial com os utentes


A equipa da USF assume perante os utentes e entre os seus membros os seguintes compromissos:
l        Atender os utentes com cortesia e respeito, num ambiente cordial e de harmonia entre profissionais e utentes;
l        Efectuar uma abordagem holística do utente;
l        Promover a melhoria contínua dos cuidados prestados através de um programa de melhoria da qualidade;
l        Criar um ambiente de segurança e satisfação para utentes e profissionais;
l        Promover o desenvolvimento técnico-científico dos profissionais da USF de modo a prestar os melhores cuidados possíveis de acordo com o estado da arte;
l        Aplicar programas de rastreio sistemático dos cancros: mama, colo do útero e colo-rectal;
l        Aplicar o princípio da liberdade de escolha na relação entre o utente e o seu médico de família;
l        Publicitar através de folhetos informativos e afixação em locais designados, todas as informações relevantes sobre o funcionamento e organização da USF, nomeadamente horários, ausências de profissionais, circuito do utente, etc.;
l        Acolher as sugestões e críticas dos utentes facilitando a participação activa dos mesmos na melhoria dos cuidados e na organização da USF;
l        Incentivar a resolução de problemas e conflitos, quer através do contacto directo com o Coordenador, do uso da caixa de sugestões ou do livro de reclamações.

Serviços de Saúde prestados aos utentes


Atendimento Telefónico
Durante o período de funcionamento da USF, existe possibilidade de atendimento telefónico para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças, medicamentos e tratamentos, marcação de consultas entre outros.

Consulta de Adultos

Destinada a todos os utentes maiores de 18 anos.
Tem por objectivos:
l        Promover estilos de vida saudáveis;
l        Promover a prevenção, vigilância e detecção precoce das doenças do adulto, tendo em especial atenção a Obesidade, Diabetes, DPOC, doenças cardiovasculares, oncológicas e do foro psiquiátrico.
l        Promover o tratamento adequado e atempado das patologias diagnosticadas;
l        Ajudar a minorar as situações de sofrimento do doente e seus familiares.

Programa de vigilância oncológica

Actualmente são três as patologias oncológicas susceptíveis de rastreio sistemático, nas quais a detecção precoce melhora significativamente as probabilidades de cura:  cancro da mama, do colo do útero e colo-rectal.

Rastreio do cancro da mama


São incluídas as mulheres com idades entre os 50 e 69 anos, sendo recomendado pelo Plano Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas, a realização bi-anual de mamografia bilateral.

Rastreio do Cancro do colo do útero


São incluídas as mulheres com idades entre os 25 e os 64 anos com actividade sexual. Está recomendada a realização de citologia cervico-vaginal anual nos dois primeiros anos, sendo que dois resultados normais consecutivos permitem que o exame seja realizado de três em três anos.

Rastreio do cancro colo-rectal


São incluídos todos os utentes com idades entre 50 e 74 anos. Recomenda-se a realização anual/bianual de pesquisa de sangue oculto nas fezes e/ou colonoscopia de 5 em 5 anos.

Consulta de Hipertensão Arterial


Dirigida aos utentes com diagnóstico de Hipertensão Arterial.

São considerados hipertensos os indivíduos que, em pelo menos três ocasiões distintas, tenham uma T.A. Sistólica ≥ 140 mmHg e /ou diastólica ≥ 90 mmHg.
Pretende-se a realização de um mínimo de duas consultas médicas e de enfermagem anualmente em doentes controlados.
 Até ser atingido o controlo tensional serão agendadas avaliações adicionais.

Consulta de Diabetes

Destina-se a todos os doentes com diagnóstico de Diabetes.
O diagnóstico de diabetes implica a determinação de valores de glicemia em jejum superiores a 126 mg/dl em pelo menos duas ocasiões ou de um valor de glicemia ocasional ≥ 200 mg/ ou de uma glicemia ≥ 200mg/dl às 2h após uma prova de sobrecarga com 75g de glicose.
O doente diabético deverá ter no mínimo 2 consultas médicas/enfermagem anuais.

Consulta de Planeamento Familiar


Destina-se predominantemente a mulheres em idade fértil, dos 15 aos 49 anos de idade, estando também aberta ao sexo masculino.
Esta consulta tem por objectivos promover a educação para uma sexualidade responsável, prevenindo as doenças sexualmente transmissíveis, prevenindo a maternidade e paternidade não desejadas e prestando o aconselhamento e orientação pré-concepcional aos casais que desejem ter filhos. Trata-se de uma oportunidade privilegiada para o rastreio dos cancros da mama e do colo do útero e para o diagnóstico de doenças ginecológicas.
Incluem-se no âmbito desta consulta a escolha do método contraceptivo mais adequado a cada casal e a distribuição gratuita de anti-concepcionais hormonais e de barreira, bem como a referenciação para consulta hospitalar de Ginecologia para aplicação de métodos contraceptivos de longa duração.
Nesta USF  encontra-se disponivel a colocação de contraceptivos hormonais transdermicos por alguns dos seus profissionais.

Consulta de Saúde Materna

Destina-se a todas as grávidas que pretendam ser vigiadas na USF.

A equipa da USF Canelas compromete-se a realizar um mínimo de 6 consultas às grávidas que recorram à consulta antes de atingirem as 10 semanas de gestação, seguindo as orientações da DGS.

Os objectivos desta consulta são:
l        Proporcionar cuidados pré-natais adequados;
l        Aplicar os protocolos existentes com o Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho relativamente ao rastreio pré-natal às 12 semanas e vigilância hospitalar a partir das 37 semanas;
l        Referenciar em tempo útil as grávidas com médio e alto risco para seguimento em consulta de Obstetrícia;
l        Efectuar a consulta de revisão do puerpério entre as 4 e as 6 semanas após o parto.

Consulta de Saúde Infantil e Juvenil

Destina-se a todas as crianças e adolescentes inscritos na USF dos 0 aos 18 anos de idade.
São objectivos desta consulta:
l        Efectuar a 1ª consulta de vida até 28 dias após o nascimento;
l        Acompanhar, segundo as directrizes da DGS as crianças e jovens de modo a promover um crescimento saudável e harmonioso;
l        Promover o cumprimento do Plano Nacional de Vacinação;
l        Diagnosticar e orientar os casos de doença.

Consulta Aberta


Destina-se ao atendimento de situações que pela sua natureza tenham de ser resolvidas no próprio dia.

Consulta Médica Domiciliária


Destina-se a doentes que apresentem incapacidade em se deslocar à USF.
Os domicílios programados terão uma periodicidade acordada entre o utente e o profissional de saúde. Os não programados serão realizados num prazo de 72 horas.

Consulta de Enfermagem


Consulta e atendimento pelos enfermeiros de família da USF

Os enfermeiros da USF de Canelas, trabalham de acordo com o modelo de Enfermeiro de Família, prestando cuidados a uma determinada lista de utentes inscritos.
Optou-se pela organização de uma equipa onde a lista de utentes fosse por área geográfica.

Serviços prestados aos utentes pelos enfermeiros de família da USF:

·        Consulta de Planeamento Familiar;
·        Consulta de Saúde Materna;
·        Consulta de Saúde Infantil;
·        Consulta de Hipertensão Arterial;
·        Consulta de Diabetes;
·        Outras Consultas de Enfermagem: Tratamentos (pensos, injectáveis, algaliações, entubações, entre outros) e Vacinação.
·        Ensinos e Educação para a saúde;
·        Cuidados domiciliários preventivos e curativos;

Todos os enfermeiros terão no seu horário diário tempo para a consulta programada e não programada.

Para uma melhor organização do serviço de enfermagem, os utentes são convidados a fazer marcação, de forma a poderem ser observados atempadamente.

Os utentes sem marcação prévia, estarão sujeitos a espera de acordo com a ordem de chegada e disponibilidade de enfermagem.

Quando o respectivo enfermeiro de família está ausente, as situações clínicas com necessidade de atendimento, serão atendidas pelo enfermeiro de referência.